South Carolina

Columbia Skyline

Esta semana viajámos até ao estado da Carolina do Sul. Situado a este do país, é banhado pelo oceano atlântico, limitado a sul e oeste pelo estado da Geórgia, e a norte pela Carolina do Norte, pois claro. É um estado pequeno, em área fica na 40ª posição do ranking, no entanto, chega a ter 4 625 364 habitantes (sensus de 2010) o que faz dele o 24º mais populoso.

A região que atualmente constitui a Carolina do Sul fez parte inicialmente da colónia inglesa de Carolina, nomeado em homenagem ao rei Carlos II de Inglaterra. Em 1712, a colónia de Carolina separou-se em duas distintas colónias, a Carolina do Norte e a Carolina do Sul, esta já com seus atuais limites territoriais. A Carolina do Sul foi a primeira das 13 colónias a declarar independência da coroa britânica, durante a revolução americana.

O cognome da Carolina do Sul, The Palmetto State, originou-se durante a guerra pela independência. Palmetto é uma palavra inglesa que em português significa palmeira, uma árvore abundante neste estado. Já o nome Carolina, foi dado pelo, na altura, Rei Carlos II de Inglaterra em homenagem ao seu pai Carlos I, sendo que Carolus é latin de Carlos.

As principais cidades e mais populosas deste estado são a capital, Columbia, com cerca 130 mil habitantes, e a cidade costeira Charleston com 120 mil . É precisamente na capital Columbia onde se centra a principal cena musical, muito por culpa de pessoas como Ernest Green (Washed Out) que estudou na Universidade da Carolina do Sul, e também por Chazwick Bundick, (The Heist and the Accomplice \ Toro y Moi \ Les Sins).

Chaz Bundick

Conhecemos a editora Fork and Spoon, sediada em Columbia, e gerida por  Jordan Blackmon (Toro Y Moi \ Pussy Wizard \ No Way Jose!), Aaron Graves (Those Lavender Whales, No Way Jose!) e Chris Gardner (Those Lavender Whales, No Way Jose!). Começou em 2003 por ser um conjunto de amigos que tocavam juntos, mas aos poucos começaram a gravar, e funcionam como editora desde 2010 sempre mantendo o sentido de comunidade e amizade. Quem também assina pela Fork and Spoon é Coma Cinema, projecto formado em 2005 por Mat Cothran. Ficámos também a conhecer o seu projecto paralelo Elvis Depressedly, que acaba lançar um conjunto de canções, num trabalho intitulado “Mickey’s Dead”. Surpreendentes,  foram também os Gremlins, outro projeto com Mat Cothran, desta vez em quarteto, onde se junta a Sam Ray, Patrick Jeffords e Katie Lee, e acabam de lançar o primeiro EP.

No Way Jose! (Chris Gardner, Thomas Gilbert, Jordan Blackmon e Aaron Graves)

Tivemos tempo ainda de visitar a cidade de Charleston. Lá encontrámos os Run Dan Run, formados em 2006 por Dan McCurry, Ash Hopkins, e Nick Jenkins, e que lançaram este ano o disco “Normal“. Visitámos a sede este da Mirror Universe Tapes, que alberga os Kid Trails. De Charleston são também os Heyrocco, banda que ao que parece com muito hype nestas bandas… No fim do dia ainda deu tempo para ir molhar os pés ao oceano atlântico! Para a semana seguimos para norte.

Charleston

  1. Toro Y Moi – Ekleton
  2. The Heist and the Acomplice – Calm Concern
  3. Pussy Wizard – Black Eyes
  4. Coma Cinema – Eva Angelina
  5. Elvis Depressedly – Daughter of a Cop
  6. Pandercakes – Paint my Numbers
  7. Gremlins – Main my Bitch
  8. Those Lavender Whales – Sleeping Is So Easy
  9. No Way Jose! – Peachfuzz Cobbler
  10. The Choir Quit – Dusted Ground Dusty
  11. Kid Trails – Managers\Animals
  12. Run Dan Run – Box-Type Love
  13. Heyrocco – Young
  14. Slow Runner – Make u Love Me
  15. Les Sins – Lina

Deixe um comentário

Filed under South Carolina

Deixe um comentário